A aquisição da linguagem é um fenômeno complexo
e com um ritmo neurobiológico próprio. A aptidão para adquirir as
estruturas da língua foi descrita por Chomsky como dispositivo inato da
linguagem (LAD= Language acquisition
device), e estaria inscrita no potencial genético humano. Existindo,
portanto, algo “inato e específico que faz com que o homem fale” (AIMARD, 1998),
mas é evidente que fatores culturais também interferem na aquisição da
linguagem.
Alguns fatores básicos que envolvem a aquisição
da linguagem são a interação e a imitação. No entanto, crianças com TDAH acabam
encontrando dificuldades nestes fatores por não conseguirem estabelecer
relações com colegas e professores. Outra consequência do não estabelecimento
de bons contatos sociais é que a criança corre o risco de ser excluída dos
grupos a que pertence, ou que tenta pertencer (o ambiente escolar, por
exemplo).
Para que a aquisição e o desenvolvimento da
linguagem ocorram de forma satisfatória é necessário a presença de alguns
componentes bastante significativos como o desenvolvimento cognitivo, que é a
base do desenvolvimento de toda a estrutura. Este desenvolvimento cognitivo
está relacionado com a interação social, além de aspectos como ter alguma razão
ou intenção de se comunicar. Sendo também válido ressaltar a relação que existe
entre atenção e linguagem. A atenção é o conjunto de processos psicológicos
que torna o ser humano capaz de
selecionar, filtrar e organizar em unidades controláveis e significativas,
enquanto que a linguagem é na sua forma verbal uma atividade especificamente
humana, talvez a mais característica de nossas atividades mentais.
A atenção funciona como uma “janela” por onde os
estímulos externos adentram no indivíduo. Estes estímulos são fundamentais para
a aquisição de diversos tipos de conhecimentos, tais como a linguagem oral e
diversas outras habilidades complexas de comunicação que são importantes para
que haja uma interação adequada do indivíduo com o ambiente que está inserido.
A linguagem funciona como um elemento organizador
que confere sentido ao mundo. Sendo assim, é um fator relevante ao desenvolvimento
da capacidade de manter a atenção e inibir a impulsividade. Vigotsky em seus
estudos afirma que o sujeito, ao interagir com o mundo externo, internaliza
elementos deste ambiente recriando significados rumo a uma regulação do seu
próprio agir. Sem uma linguagem esta autonomia não poderia se realizar porque o
pensamento reflexivo, para exercer uma função especulativa, necessitaria de uma
“forma” (código linguístico). A linguagem pode ser considerada como uma das
primeiras formas de socialização da criança. Por meio dela a criança adquire
valores, regras e conhecimentos advindos de sua cultura (BORGES e SALOMÃO,
2003).
Estudos comparativos têm mostrado que o atraso
de linguagem em crianças com TDAH é de 6% a 35%, enquanto que na população sem
TDAH está em torno de 2% a 6%, e mostram que existem alterações nos lobos
frontais, corpo caloso, gânglios da base e cerebelo. Indivíduos com TDAH
apresentam alterações específicas em uma função cognitiva chamada de função executiva, que abrange os processos
responsáveis por focalizar, planejar, direcionar e integrar as funções
cognitivas. A fluência verbal tem sido muito usada para avaliar as funções
executivas, analisando como o sujeito organiza seus pensamentos envolvendo
velocidade e produção lexical.
Sabe-se que indivíduos que apresentam atraso no
desenvolvimento da linguagem podem apresentar distúrbios de aprendizagem, entre
eles os de leitura e escrita. Isso ocorre porque o indivíduo apresenta
dificuldade no fluxo da fala espontânea, desorganização na elaboração de
formas gramaticais, dificuldades na compreensão auditiva além de trocas
ortográficas e problemas de memória.
Por isso, crianças com TDAH estão
mais sujeitas ao fracasso escolar, dificuldades linguísticas e emocionais. Entretanto, a identificação do problema precocemente e o tratamento adequado com equipe
multidisciplinar (psicólogo, pedagogo, fonoaudiólogo, entre outros) pode ajudar estas crianças a vencer estes obstáculos.
[REFERÊNCIAS]
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