O Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade, como se sabe, manifesta-se basicamente a partir de níveis
significativos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afetam
negativamente o funcionamento interpessoal, acadêmico e familiar do indivíduo. Somado a isso, observa-se uma elevada
incidência de transtornos comórbidos, o que pode
dificultar mais ainda o seu diagnóstico.
Alguns são mais frequentes, como é o caso do transtorno
de conduta (TC), transtorno do desafio e oposição (TDO), transtornos de
ansiedade, transtorno de humor bipolar (TBH) e depressão. Outros também são
possíveis, embora menos frequentes, como o transtorno de aprendizagem (especialmente
dislexia e discalculia) e a síndrome de Tourette, além do abuso de drogas
ilícitas.
O que é
comorbidade?
O termo “comorbidade” refere-se à presença ou
associação de duas ou mais doenças no mesmo paciente.² No caso do TDAH, estudos apontam que apenas 30% das
crianças diagnosticadas não apresentam comorbidades (MORAES et al., 2007).
A seguir veremos
do que se tratam esses transtornos e qual a sua relação com o TDAH.
Transtorno de conduta (TC)
Os transtornos da conduta abrangem os
comportamentos de risco que podem comprometer a saúde física e mental do indivíduo,
como o uso de álcool, o uso de substâncias ilícitas e violência.3 De acordo como
DSM-IV, o transtorno de conduta é caracterizado por padrões de comportamentos
repetitivos e persistentes, no qual são violados direitos básicos dos outros,
normas ou regras sociais.4 De acordo com Grevet et al. (2007), o
TC associado ao TDAH implica em um aumento significativo na impulsividade e
agressividade.
Transtorno
do desafio e oposição (TDO)
O DSM-IV caracteriza o transtorno de oposição
e desafio como um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador,
desobediente e hostil principalmente com figuras de autoridades, causando
prejuízo significativo na vida acadêmica, social e familiar do paciente.5 O TDAH parece ser um
fator de risco para o desenvolvimento de TDO (SERRA-PINHEIRO et al., 2004) ao
mesmo tempo que o transtorno de oposição e desafio intensificaria as
características de impulsividade e isolacionismo do TDAH (GREVET et al., 2007).
Transtornos
de ansiedade
Os transtornos de ansiedade são condições
psiquiátricas que acarretam grandes prejuízos ao longo do desenvolvimento do
paciente. Neste quadro, o indivíduo costuma apresentar uma sensação de
ansiedade generalizada com angústias e preocupações excessivas,6 o que pode levar a
um maior nível de distração, esquecimentos e agitação mental.7
Transtorno
de humor bipolar (TBH) e Depressão
O transtorno de humor bipolar pode se dar de
duas formas: I – caracterizado pela ocorrência de um ou mais episódios maníacos
ou episódios mistos; e II – caracterizado pela ocorrência de um ou mais
episódios depressivos maiores, acompanhado por pelo menos um episódio
hipomaníaco.8 De
acordo com Rohde et al., (2004), somente
após a estabilização do quadro bipolar, passa-se ao tratamento dos sintomas de
TDAH.
Transtornos
de aprendizagem
Segundo o DSM-IV, os transtornos de
aprendizagem compreendem inabilidades específicas de leitura, matemática ou
expressão escrita que se situam muito abaixo do esperado para idade,
escolarização e nível de inteligência do indivíduo.9 No TDAH, os transtornos de aprendizagem
podem ser justificados pelo processo de atenção, fator essencial para a
adequada aprendizagem e desenvolvimento da linguagem, estar comprometido.
Transtorno
de Tourette
O transtorno de Tourette tem como característica
múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais que costumam ocorrer muitas
vezes ao dia, de forma recorrente.10 Estudos epidemiológicos revelam que mais da metade dos
pacientes com transtorno de Tourette apresenta transtorno de déficit de atenção
com hiperatividade associado. (PASSOS & LOPEZ, 2010)
É
importante destacar que a presença de comorbidades produz alterações no
tratamento e prognóstico dos pacientes com TDAH, além de ser um fator essencial
no entendimento do caráter heterogêneo deste transtorno.
[REFERÊNCIAS]
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