segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

TDAH e comorbidades

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, como se sabe, manifesta-se basicamente a partir de níveis significativos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afetam negativamente o funcionamento interpessoal, acadêmico e familiar do indivíduo.  Somado a isso, observa-se uma elevada incidência de transtornos comórbidos, o que pode dificultar mais ainda o seu diagnóstico.

Alguns são mais frequentes, como é o caso do transtorno de conduta (TC), transtorno do desafio e oposição (TDO), transtornos de ansiedade, transtorno de humor bipolar (TBH) e depressão. Outros também são possíveis, embora menos frequentes, como o transtorno de aprendizagem (especialmente dislexia e discalculia) e a síndrome de Tourette, além do abuso de drogas ilícitas.

O que é comorbidade?

O termo “comorbidade” refere-se à presença ou associação de duas ou mais doenças no mesmo paciente.² No caso do TDAH, estudos apontam que apenas 30% das crianças diagnosticadas não apresentam comorbidades (MORAES et al., 2007).


A seguir veremos do que se tratam esses transtornos e qual a sua relação com o TDAH.

Transtorno de conduta (TC)

Os transtornos da conduta abrangem os comportamentos de risco que podem comprometer a saúde física e mental do indivíduo, como o uso de álcool, o uso de substâncias ilícitas e violência.3 De acordo como DSM-IV, o transtorno de conduta é caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e persistentes, no qual são violados direitos básicos dos outros, normas ou regras sociais.4 De acordo com Grevet et al. (2007), o TC associado ao TDAH implica em um aumento significativo na impulsividade e agressividade.

Transtorno do desafio e oposição (TDO)

O DSM-IV caracteriza o transtorno de oposição e desafio como um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil principalmente com figuras de autoridades, causando prejuízo significativo na vida acadêmica, social e familiar do paciente.5 O TDAH parece ser um fator de risco para o desenvolvimento de TDO (SERRA-PINHEIRO et al., 2004) ao mesmo tempo que o transtorno de oposição e desafio intensificaria as características de impulsividade e isolacionismo do TDAH (GREVET et al., 2007).

Transtornos de ansiedade

Os transtornos de ansiedade são condições psiquiátricas que acarretam grandes prejuízos ao longo do desenvolvimento do paciente. Neste quadro, o indivíduo costuma apresentar uma sensação de ansiedade generalizada com angústias e preocupações excessivas,6 o que pode levar a um maior nível de distração, esquecimentos e agitação mental.7

Transtorno de humor bipolar (TBH) e Depressão

O transtorno de humor bipolar pode se dar de duas formas: I – caracterizado pela ocorrência de um ou mais episódios maníacos ou episódios mistos; e II – caracterizado pela ocorrência de um ou mais episódios depressivos maiores, acompanhado por pelo menos um episódio hipomaníaco.8 De acordo com Rohde et al., (2004), somente após a estabilização do quadro bipolar, passa-se ao tratamento dos sintomas de TDAH.

Transtornos de aprendizagem

Segundo o DSM-IV, os transtornos de aprendizagem compreendem inabilidades específicas de leitura, matemática ou expressão escrita que se situam muito abaixo do esperado para idade, escolarização e nível de inteligência do indivíduo.9 No TDAH, os transtornos de aprendizagem podem ser justificados pelo processo de atenção, fator essencial para a adequada aprendizagem e desenvolvimento da linguagem, estar comprometido.

Transtorno de Tourette

O transtorno de Tourette tem como característica múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais que costumam ocorrer muitas vezes ao dia, de forma recorrente.10 Estudos epidemiológicos revelam que mais da metade dos pacientes com transtorno de Tourette apresenta transtorno de déficit de atenção com hiperatividade associado. (PASSOS & LOPEZ, 2010)


É importante destacar que a presença de comorbidades produz alterações no tratamento e prognóstico dos pacientes com TDAH, além de ser um fator essencial no entendimento do caráter heterogêneo deste transtorno.

[REFERÊNCIAS]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva um comentário...